quinta-feira, outubro 14, 2010

Empate Técnico

Depois do susto no primeiro turno, os institutos de pesquisa devem ter mais cuidado para não errar tão feio. Todo cuidado é pouco. Assim, é com ceticismo que recebemos as primeiras sondagens relativas ao segundo turno, entretanto, ao avaliar as informações de todos, é possível tirar conclusões sobre o momento eleitoral.

A primeira sondagem divulgada foi o Datafolha: 48% para Dilma e 41% para Serra. O Vox cravou 48% a 40%, com vantagem para a petista. Depois veio o Ibope, que apontou, 49% a 43% também com vantagem para Dilma. Por fim veio o Sensus, mais recente de todos, 46,8% para a petista e 42,7% para o tucano.

Serra foi quem mais subiu, pois vem de números mais modestos que Dilma no primeiro turno. Mesmo assim, seu avanço impressiona. Se enxergarmos o movimento do eleitorado na evolução dessas pesquisas, vemos que um crescimento nítido de Serra e queda de Dilma. Isto é o mais importante para os tucanos, o que chamamos de momentum político. Ele carrega a onda do momento.

Se levarmos em conta os erros cometidos pelos institutos no primeiro turno, aliado ao fato da onda Serra, vemos que o movimento leva já para um empate técnico pró-tucanos. Serra virou a eleição no Sul, Norte e Centro-Oeste, enquanto Dilma lidera no Nordeste. No Sudeste, Serra parece estar virando, mas ainda considera-se em empate técnico.

Por essas razões tudo indica que haverá um segundo turno cercado de expectativa. Aécio parece ter arregaçado as mangas em Minas Gerais, com reais mobilizações e virada já em curso. Goiás, único reduto do cinturão do agronegócio que não foi para Serra, tende a virar com Marconi no segundo turno. Ou seja, se Serra aproveitar seu momentum, tem reais possibilidades de vencer a eleição.

Nenhum comentário: