sexta-feira, outubro 15, 2010

Crise Vermelha

O crescimento de José Serra nas pesquisas fez soar um sinal de alerta no PT. Até o momento o partido não conseguiu se recuperar do impacto de não vencer no primeiro turno. A festa estava pronta e teve que ser desmontada. Dilma, em especial, foi surpreendida, pois esperava vencer.

A mudança de tom no debate, com uma Dilma mais agressiva, foi resultado disso. Lula incentivou sua candidata a ser, digamos, mais incisiva. Não adiantou. As pesquisas captaram que ela não foi bem e continuou caindo. Palocci, Dutra e Santana parecem não se entender e agora nenhuma decisão é tomada sem o aval da candidata. Franklin Martins, pelo que ouve, enfureceu-se diante do empate técnico mostrado nas pesquisas. Lula foi recrutado para emprestar sua imagem uma vez mais para a candidata. O efeito pode ser o inverso do desejado. É preciso cautela.

A questão do aborto segue na pauta do dia da candidata. Agora fala-se em uma carta aberta onde estariam dispostas promessas em não descriminalizar o aborto e vetar, se eleita, o casamento entre homossexuais. Perguntada por uma repórter, durante visita ao Piauí, se era homossexual, Dilma preferiu não responder. Resta sabe se sua Carta causaria algum impacto, especialmente depois do assunto estar sedimentado na cabeça do eleitor.

Mas também vieram boas notícias, como o apoio do PP, em sua maioria, para a candidata petista (Minas e Rio Grande do Sul ficaram com Serra). Apesar de algumas dissidências, o partido sucessor da Arena, apoiará Dilma. Ela apenas escorregou quando agradeceu o apoio do "Partido Popular". O verdadeiro nome do PP é Partido Progressista.

O fato é que Dilma e o PT pareciam tão certos da vitória no primeiro turno, que não foi traçada uma estratégia para uma segunda etapa. Ambos sentiram o impacto de ter que disputar o segundo turno. Se os programas de TV de Serra fossem tão bons como os de Dilma, a eleição já poderia ter virado. Dilma está abatida e precisa sair-se muito bem no domingo para estancar a sangria em seus números. A pressão é vermelha.

Nenhum comentário: