segunda-feira, outubro 04, 2010

As Vitórias de Lula

Dilma não venceu como Lula esperava. Para chegar ao Planalto precisará ainda de um segundo turno. A festa organizada em Brasília para comemorar a dupla vitória, de sua candidata e de Agnelo para o governo do Distrito Federal, foi cancelada. Agnelo tropeçou e enfrentará também um segundo turno.

Mas Lula obteve vitórias. Participou de uma cruzada pessoal para derrotar alguns políticos que fizeram oposição mais contundente ao seu governo. Obteve vitórias, portanto, de caráter simplesmente pessoal, que em nada fazem bem a democracia, pois independentemente da visão política, existem parlamentares que na construção do debate, são importantes para o Parlamento.

A lista de Lula era longa. Tasso Jereissati foi a primeira vítima. Presidente Nacional do PSDB, não alcançou a reeleição para o Senado. Ficarão fora do Senado também Heráclito Fortes, do DEM, e Mão Santa, do PSC, ambos da oposição. Lula disse que deseja "extirpar" o DEM da política. Empenhou-se nisso. Além de Heráclito no Piauí, em Pernambuco, Lula derrotou Marco Maciel, do DEM, que foi vice de FHC. Maciel não voltará ao Senado. O mesmo ocorre com Efraim Morais, do DEM da Paraíba. No Rio de Janeiro, César Maia, do mesmo DEM, perdeu o Senado. O mesmo aconteceu com o tucano Gustavo Fruet, que por pouco não conseguiu a vaga, perdendo para Requião. Lula ainda se empenhou para atrapalhar a vida de Heloísa Helena em Alagoas. Conseguiu. Ela não voltará como Senadora para Brasília. A coroação das vitórias de Lula foi dada pela derrota do tucano Arthur Virgílio, que perdeu sua cadeira no Senado pelo Amazonas.

Lula concentrou seu esforço no Senado, como já lembrei aqui. Derrotou muitos adversários que enxerga como inimigos pessoais. Obteve êxito. O PT pulará de 8 para 13 cadeiras. O parceiro PMDB vai de 17 para 19. O PSDB cai de 16 para 11 e o DEM despenca de 13 para 7. Dos 54 senadores eleitos ontem, 43 são de partidos que integram a atual base governista.

O registro da derrota de Lula em sua estratégia é José Agripino Maia, um dos mais ferrenhos críticos de seu governo. O Planalto se empenhou na sua derrota, mas não conseguiu. Maia, de quebra, ainda ajudou a eleger uma Governadora do DEM, Rosalba Ciarlini.

Lula não colheu somente vitórias, existiram derrotas amargas, que ainda comentarei aqui, mas sua estratégia em atingir ditos inimigos pontuais e pessoais foi vencedora. Ganha Lula, perde a pluralidade e o debate democrático, mas a vontade do povo foi soberana.

Nenhum comentário: