quarta-feira, outubro 20, 2010

Pesquisas curiosas

Não deixa de ser curioso verificar os resultados mostrados nas pesquisas mais recentes. Os institutos de sondagem eleitoral foram os grandes derrotados do primeiro turno. Nada, entretanto, parece ter mudado para o segundo turno. As pesquisas certamente não evidenciam o movimento do eleitorado, que é acompanhado diariamente pelos partidos e analisado por cientistas políticos.

O tracking das campanhas mostra uma situação diferente. As sondagens dos partidos indicam as flutuações. Neste momento Serra aparece um ponto na frente de Dilma, em situação de empate técnico, entretanto ainda em viés de alta. Os motivos são vários. Serra ainda mantém seu momentum e Dilma não conseguiu reverter este movimento.

Os programas de TV de Dilma não foram preparados para o segundo turno, mantendo o estilo do primeiro, o que aponto como um erro estratégico. Já o programa de Serra evoluiu muito, acertando o eleitorado, até o momento, onde deve no segundo turno. Além disso, as sondagens mostram ele venceu muito bem os debates entre os indecisos.

Dilma enfrenta problemas em sua aliança, especialmente no PMDB. Líderes do partido liberaram a militância, como no Pará e outros aderiram a Serra, como no Rio Grande do Sul.

Podemos somar a isso os escândalos políticos que seguem gerando crise na campanha do PT. O caso das violações de sigilo voltaram ao noticiário. O caso Erenice teima em não ir embora e o caso Cardeal paira perigosamente sobre a candidatura Dilma.

A falta de mobilização em Minas Gerais e São Paulo, entretanto, é que tendem a se tornar, cada vez mais, a maior dificuldade. Com o partido rachado e desmobilizado em Minas, Aécio pode trabalhar sem adversários para entregar uma vitória retumbante em seu estado, assim como Alckmin pode fazer em São Paulo.

Considerando os fatos, o tracking diário é a fonte mais confiável e ela mostra a situação real, uma disputa acirrada e empatada, com pequena, muito pequena vantagem para Serra neste momento. As pesquisas, como no primeiro turno, erram feio, por incompetência ou leviandade.

Nenhum comentário: