quinta-feira, novembro 28, 2013

Os Números de Ohio

Os números de Ohio são importantes para a política americana porque servem como um termômetro do país. Nenhum Presidente na história recente venceu sem Ohio. Isto não quer dizer que o estado é decisivo, mas que sua tendência indica uma orientação nacional, já que suas características locais englobam de um modo geral um cenário similar ao nacional.

Hoje, enquanto Obama comemora o Dia de Ação de Graças por aqui, certamente estará pensando nos números que acabam de chegar de Ohio. Sua populaidade despencou mais do que a média nacional, o que indica que a próxima rodada de pesquisas no país mostrará uma queda ainda mais acentuada em seus números.

Sua aprovação flerta com o perigo, chegando a apenas 34%. Nas últimas sondagens estava em 40%. A desaprovação, que era 57%, ultrapassou a barreira dos 60%, alcançando 61%. Pelos outros números vemos que existe uma falta de confiança na liderança  no Presidente, mas não há dúvida que aquilo que mais afeta sua popularidade é o Obamacare. 59% de Ohio se opõe a Lei e apenas 16% acreditam que o sistema melhorará a qualidade da saúde nos Estados Unidos.

Estes números, como escrevi ontem, gerarão problemas para o partido democrata nas eleições parlamentares do próximo ano. Obama pode ainda passar para a história com a implantação deste sistema. É sua grande aposta. Mas se o Obamacare se tornar um sucesso, até tudo estar sedimentado e gerando efeitos, haverá muita desaprovação e resistência. Obama se enxerga como um estadista. Veremos como a história o julgará. Até o momento, Ohio antecipa o que acontecerá nos Estados Unidos nas próximas eleições e, no curto prazo, as notícias não são boas.


Nenhum comentário: