segunda-feira, agosto 31, 2009

Palocci entra no jogo

Era uma inocência anunciada. Há muito já se falava que o STF não acataria a denúncia do MP contra Antônio Palocci. Foi o que aconteceu, apesar do placar apertado.

Politicamente, Palocci é o melhor nome para disputar a Presidência da República pelo PT. Não tenho dúvida do seu potencial eleitoral, de sua habilidade política, seu bom trânsito no empresariado e boa aceitação de nome pela classe média em uma campanha. Entretanto, seu ponto fraco reside em suas qualidades. Explico.

Palocci, se eleito, teria habilidade para conduzir quatro anos de mandato que chancelariam seu nome naturalmente para uma reeleição em 2014. Lula busca um nome que não crie sombra para sua volta em quatro anos. Palocci certamente criaria. Lula precisa de um nome fraco, que seja eleito no calor de sua popularidade, e que não impeça sua tentativa de volta. O nome certo para sua estratégia é Dilma.

E como Lula passa longe de ser um estadista, coloca sua vontade pessoal acima do projeto do partido. Sobre isto o PT deve refletir.

Palocci aguarda os desdobramentos. Depois de superado o episódio do caseiro com o chancela do STF, Palocci entrou no jogo e, acreditem, tem musculatura para disputar a Presidência.

Nenhum comentário: