quarta-feira, agosto 05, 2009

Clinton na Coréia do Norte

Esses aí nas fotos são o ex-presidente Bill Clinton e o ditador Kim Jong Il, da Coréia do Norte.

Clinton fez o que foi chamado de "uma visita privada" a Pyongyang, acompanhado de seu antigo Chefe de Gabinete, John Podesta. O objetivo era a libertação de duas americanas, jornalistas, Euna Lee and Laura Ling, presas políticas do regime comunista da Coréia do Norte quando trabalhavam na fronteira com a China.

A Casa Branca negou qualquer idéia de que Clinton estivesse agindo como emissário de Washington, mas sabe-se que Podesta dirige o Centre for American Progress, think tank ligado a administração Obama. Além disso, a Coréia do Norte sugeriu o oposto, além de nas fotos vermos negociadores do país asiático ao lado de Bill Clinton.

Na verdade, tudo indica que Clinton fez uma viagem diplomática, de traços previamente acertados, como o repatriamento das americanas, e fotos programadas. Ficou bom também para o ditador coreano, que mostrou ao mundo que ainda dirige o país, e internamente com o discurso oficial de que um estadista recebeu o ex-presidente dos Estados Unidos.

Todos ficaram bem na foto. Mas se Bill Clinton levou alguma mensagem de Obama, fica a pergunta: dá para confiar em Kim Jong Il?

Um comentário:

Maria da Penha disse...

Durante o governo Clinton, todo o corpo diplomático movia-se por entre as sombras da AL e do OM. Um corpo constituido de ex-grandes executivos da iniciativa privada que por ter trabalhado nesses paises tinham larga experiência e contatos. Conheciam bem o idioma e o tipo necessário de approach. Venezuela e Bolívia eram os favoritos na AL Brasil, também, com certeza absoluta. Mas, dentro da AL, a grande movimentação mesmo era naqueles dois países. No OM, nossa... a coisa foi bem agitada.