sexta-feira, agosto 07, 2009

Chapa Puro-Sangue

José Serra e Aécio Neves estão juntos aqui no Rio de Janeiro na abertura do 16º Congresso Nacional do PPS, no hotel Guanabara. Certamente o PPS caminhará ao lado do PSDB na sucessão, assim como o DEM. Entretanto, aqui e ali sempre surgem comentários sobre a formação da chapa de oposição em 2010.

Serra possui mais força dentro do partido e tem tudo para levar a indicação, mas quem ocuparia o cargo de vice? O caminho natural é buscar um vice dentro dos partidos aliados, mas não deve-se desconsiderar a possibilidade de Aécio Neves ocupar este posto.

O caminho de uma eleição presidencial passa por Minas Gerais, sempre defendi isso. O trabalho torna-se muito mais difícil sem uma passagem obrigatória por Belo Horizonte. Aécio Neves já está no segundo mandato e possui uma administração com aprovação recorde. Seu nome impulsiona e traz para a candidatura onde desembarcar o valioso peso das Minas Gerais, segundo colégio eleitoral do Brasil.

Serra vem de São Paulo, berço do tucanato, com aprovação recorde, conta com a força de Kassab (cria do próprio Serra) na capital e um candidato para continuidade de seu projeto, Geraldo Alckmin, que oscila entre 53% e 63% das intenções de voto. O desespero de Lula é tamanho com São Paulo que escalou Ciro Gomes como candidato, com o claro objetivo de dividir votos e dar a chance de praticar seu esporte preferido: bater nos tucanos.

Contudo, com Serra e Aécio juntos, o grupo liderado pelos tucanos sai com larga vantagem em São Paulo e Minas Gerais, as duas maiores jóias da coroa de uma campanha presidencial.

Nada de procurar um vice no Nordeste. Acredito que a chapa de oposição deve calcar fortemente seus esforços nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Nordeste, refém do bolsa-família e do assistencialismo do governo do PT, com ou sem campanha forte, deve desgarregar caminhões de votos no candidato ou candidata do Lulismo. No Norte e Nordeste pode-se apanas contar com os palanques regionais.

Ainda lembro da campanha de 2006, Alckmin (com vice de Pernambuco) rumo a Manaus no segundo turno para fazer campanha, onde Lula alcançou 80% dos votos, enquanto esquecia dos estados do Sul, onde além de não ganhar, perdeu votos que havia recebido no primeiro turno.

Se bem articulada com os aliados, e calcada em palaques regionais consistentes, Serra e Aécio podem largar com uma valiosa vantagem na mão. Com a estratégia política certa, podem ser uma chapa com clara e consistente chance de vitória em 2010. Lembro: com movimentos políticos corretos, as chances da Oposição são maiores do que se imagina.

Um comentário:

Felipe Freitas disse...

Boa Noite ,

Márcio Coímbra.
Primeiramente , parabéns pelo seu blog.Isso é o bom da democracia , opinar sobre o que julgamos certo ou errado.
Porém , acredito , que houve um equívoco , pois o Governador Aécio Neves , só tem aprovação recorde porquê a mídia mineira é comprada pela força governista que gasta grande parte do orçamento, destinado á "melhoria das condições de vida da população mineira" , com campanhas que exaltam o governador. A insatisfação com o governador Aécio Neves , é notório em todas as cidades do interior.

Obrigado pelo espaço.