quinta-feira, agosto 20, 2009

PT salva Sarney

Já se imaginava o que ocorreria no Conselho de Ética. O PMDB, liderado por Renan, articulou o salvamento de José Sarney. A oposição faria seu papel, apesar de alguns senadores do DEM terem afinidades com o acusado e terem balançado nas horas finais. Mas a estratégia de defesa estava bem costurada, especialmente com a representação contra Arthur Virgílio. Com o oposição de um lado, em cálculo preciso, e a tropa governista de outro, o fiel da balança seria o PT. E foi.

Lula chamou seu pessoal para uma conversa antes da reunião. Enquadrou os senadores do seu partido como era esperado. Mercadante, que se opôs a manobra de Lula, acabou deixando a liderança do partido, porque afinal de contas, não comandava a bancada. Lula exerceu o papel de líder do partido no Senado. Ordenou o voto pró-Sarney. Os senadores acataram.

O desconforto é grande entre alguns nomes do PT, como Flavio Arns. Os senadores Ideli e Delcídio procuraram ainda ser substituídos na última hora, não porque se opunham ao comando do Planalto, mas porque temem a retaliação em seus redutos eleitorais - ambos são candidatos em 2010. Nada feito. Teriam que ir para o "sacrifício". E foram.

Ao fim e ao cabo, saíram do PT os votos decisivos para manter na gaveta as 11 ações contra Sarney. Os petistas votam ao lado daqueles que um dia foram seus desafetos, mas que hoje são seus soldados na defesa do governo Lula, como Gim Argelo, Wellington Salgado, Gilvam Borges, entre outros.

Depois de tudo, Sarney disse acreditar que tudo se normalizará a partir de agora. Será mesmo? Ainda acredito haver enorme interesse do governo em manter Sarney pressionado. Bate e assopra. Ontem foi o dia de assoprar.

Nenhum comentário: