quinta-feira, junho 03, 2010

Movimentos em Berlim

Angela Merkel aproveitou a renúncia de Horst Köhler como Presidente da Alemanha para fazer um movimento político. Ela escolheu o mais importante nome dentro de seu partido para concorrer ao cargo, Christian Wulff, premiê da Baixa Saxônia.

Ela teria também outra opção, fortemente especulada. Seria sua ministra do Trabalho, Ursula von der Leyen. Mas Ursula, que é protestante como a Chanceler, sofreu, até onde se sabe, resistência de segmentos do partido. Bom para Merkel, que enxergou um caminho livre para Wulff e conseguiu manter sua Ministra, que realiza um trabalho muito elogiado e pode, no futuro, pensar em vôos mais altos.

A escolha de Christian Wulff, católico, equilibra as forças em quase todos os sentidos. Ele é um hábil político com muito trânsito, ao contrário de Köhler. Sua confirmação é praticamente certa, já que CDU/CSU e FDP detém maioria no Parlamento. Entretanto, o movimento provocado por Horst Köhler mexeu com as estruturas do principal partido governista, obrigando-o a uma acomodação que ainda não era esperada.

Aos 50 anos, Wulff pode fazer da Presidência, algo meramente decorativo na Alemanha, um instrumento político que pode fortalecer seu nome como um grande conciliador, quem sabe a fortaleza que lhe faltava para um dia substituir Merkel.

Nenhum comentário: