sexta-feira, junho 25, 2010

Encontro Camarada

Os tempos realmente são outros. Ninguém poderia imaginar Kruschev e Kennedy na situação desta foto. Pois Obama e Medvedev mostraram que muito mudou na relação entre os dois países.

Os americanos venceram a Guerra Fria, a URSS não existe mais e a Rússia, sua sucessora, hoje equilibra-se no pragmatismo em sua política externa. Na pauta do encontro entre os dois Presidentes estava, além dos hamburgueres, a entrada da Rússia na OMC, as sanções ao Irã e os investimentos norte-americanos na terra da vodca.

Medvedev esteve também na Califórina, onde criou uma conta no Twitter e apreciou as inovações da Apple, do novo iPhone4 ao iPad. Os tempos são outros. O russo agora tenta a criação de uma espécie de Vale do Silício em seu país, um local que concentraria empresas de alta tecnologia, que além das nacionais, contaria também com o aporte da Google e a própria Apple.

A foto fala por si mesma. A visita do Presidente russo, regada a Coca-Cola, hambugueres e inovações da Apple mostram que o mundo não é mais o mesmo. O pragmatismo dos tempos capitalistas tomaram o lugar do ranço ideológico socialista na antiga URSS.

O fato é que esta aproximação é muito bom vinda e a sintonia fina entre Washington e Moscou tem sido responsável por boas notícias na esfera internacional.

Nenhum comentário: