segunda-feira, junho 07, 2010

O Euro chega a Estônia

Enquanto a União Européia procura contornar a crise criada pela Grécia para salvar o Euro, um novo país deve entrar no clube da moeda única, a Estônia. A Comissão Européia e os ministros das Finanças da UE deram sinal verde para que o país báltico entre na união monetária.

A Estônia deve ainda realizar algumas reformas estruturais, entretanto as premissas básicas já foram alcançadas, como controle de inflação, contas públicas em equilíbrio, déficit público controlado (em torno de 1,7%, um dos menores, senão o menor da Europa) e condições macroeconômicas estáveis.

O importante é notar que a Estônia é um exemplo raro. Depois de alcançar a independência da União Soviética, em um momento histórico, juntamente com Letônia e Lituânia, implementou, de forma corajosa, um rol de políticas liberalizantes que livraram a economia da influência do Estado, alcançado resultados notáveis. Como consequência, o país passou a ser chamado de Tigre Báltico. Mart Laar, que ocupou a chefia de governo por duas vezes, é um fã de Milton Friedman e buscou a implementação das teses liberais da Escola de Chicago. Teve êxito. Os resultados falam por si.

Hoje a Estônia é um país estável, saudável e livre. Sua entrada na zona do Euro antes dos parceiros do Leste Europeu, já em 2011, pode ser visto como algo natural. O Tigre Báltico, apesar de pequeno, pode contribuir de forma substancial com sua experiência de liberdade econômica e responsabilidade fiscal para o futuro da união monetária européia.

Em resumo, o Euro chega a Estônia, mas quem ganha mesmo é a União Européia.

Um comentário:

Glamour à Mesa disse...

Viva Milton Freedman!
Viva a Estonia!
E viva a liberdade!