segunda-feira, junho 21, 2010

Santos vence na Colômbia

Juan Manuel Santos venceu na Colômbia. Como escrevi aqui, era o esperado. Sua diferença foi ainda maior e chegou a praticamente 42 pontos. Enquanto seu opositor chegou apenas a 3 milhões de votos, Santos alcançou 69% ou 9 milhões de votos.

A vitória de Santos foi esmagadora, com votação maior inclusive do que aquelas alcançadas por Alvaro Uribe, que em 2002 chegou aos 53% e em sua reeleição, em 2006, foi a 62%. Santos ampliou esta vantagem.

Mas a candidatura do Presidente eleito passa necessariamente por Alvaro Uribe. Sua eleição se deve ao fato de que a população deseja uma continuação das políticas do atual Presidente. Caberá a Santos, agora herdeiro político, entender isso na construção de seu mandato.

Acredito que inicialmente Santos deve manter todas as políticas e estruturas criadas por Uribe, para somente depois imprimir seu tom ao novo governo. Seria o mais prudente a fazer. Santos possui um perfil diferente de Uribe e não pode confundir sua vitória com um simples êxito pessoal, mas sim de um grupo político que se baseia em idéias e políticas claras. A vaidade de Santos é o único ponto a se considerar neste momento. Se entender a vitória como uma conquista de seu grupo político, estará bem situado.

No mais, a vitória dos partidos de direita foi arrasadora e isto dará a Santos uma confortável maioria no Parlamento, de praticamente 80%. O polido e carismático Uribe sai de cena e faz seu sucessor. Chega o vaidoso e orgulhoso Santos, que tem a opção de se inspirar no antecessor para alcançar êxitos ainda maiores.

Nenhum comentário: