quinta-feira, junho 17, 2010

Kaczynski avança na Polônia

Todos pensavam que Bronislaw Komorowski venceria as eleições presidenciais polonesas com folga. Não é o que estamos vendo. O elemento desestabilizador da estratégia de Komorowski chama-se Jaroslaw Kaczynski, irmão do ex-Presidente falecido no acidente aéreo na Rússia.

Kaczynski pode não vencer, mas sacudiu um pleito que parecia decidido. Sua ascensão nas pesquisas tem sido muito rápida e captura uma parte importante do eleitorado mais conservador e arraigado aos valores católicos. Leva votos também em função de representar seu irmão, parceiro também na política dentro do partido Lei e Justiça, quando ambos governaram a Polônia.

O que Kaczynski pode, e deve até provocar, é um segundo turno, para onde partiria em disputa direta com Komorowski. O Gazeta Wyborcza informa que 48% dos eleitores estão ao lado dos liberais do Plataforma Cívica, com Bronislaw Komorowski, ou seja, a um passo de vencer no primeiro turno.

No domingo a Polônia tomará uma decisão importante. Se levar o Plataforma Cívica também a Chefia de Estado, o caminho estará livre para as reformas liberalizantes idelalizadas pelo Primeiro-Ministro Donald Tusk, mas Kaczynski está no páreo e tenta impedir este movimento.

Nenhum comentário: