quinta-feira, setembro 30, 2010

Anti-Debate

Quem assistiu ao debate da TV Globo esperando alguma reação de José Serra, ou pelo menos algum movimento que pudesse levar Marina Silva ao segundo turno, ficou decepcionado.

José Serra seguiu a orientação de González, que coordena o marketing da campanha. Preferiu evitar o embate e seguiu na estratégia de mostrar e consolidar sua figura na cabeça do eleitor no longo prazo. As urnas dirão se estava correto.

Marina teve sua grande oportunidade de transformar o movimento ascendente em seu favor em uma verdadeira onda que virasse o segundo lugar e levasse a eleição para um segundo turno. Perdeu esta oportunidade.

Assim, o debate foi fraco e devagar. Dilma aproveitou a folga dada pelos adversários para consolidar sua imagem de sucessora de Lula e nem seu principal deslize foi explorado, quando disse que "todas as doações oficiais estão registradas". Caberia a pergunta que ficou no imaginário de todos, sobre possíveis doações "não oficiais", ou seja estariam estas registradas? A oposição preferiu se fazer de surda e muda continuou.

Dizem que não houve "bala de prata" que salvasse a oposição. Discordo. Se a situação fez muito para perder, a oposição fez menos ainda para ganhar. O arsenal de balas de prata desperdiçados nesta campanha chega a impressionar.

Considerando a postura dos candidatos e a reação morna da oposição, inclusive sem o impulso esperado de Marina, o pleito corre sem alterações. Existe chance de um segundo turno, mas o debate da Globo diminuiu muito esta possibilidade. Na ausência de adversários, Dilma foi a grande beneficiada. O vencedor, se houve, foi William Bonner.

Um comentário:

Mário Machado disse...

Meu amigo você foi preciso em sua análise. A oposição (se é que é digna desse nome) ajudou a criar o leviatã de Garanhuns que agora não sabe como enfrentar.

Bonner ganhou duplamente por ter conduzido o processo sem o anseio de ser maior que os debatedores. E no campo estético. Aliás, nisso eu folgo em saber que definitivamente nenhum dos contendores lá estava por que era um rostinho bonito.