sexta-feira, outubro 22, 2010

Agressões Políticas

A agressão sofrida por José Serra esta semana no Rio de Janeiro revela uma triste face da política brasileira. Quando o enfrentamento político toma o rumo das agressões e do jogo sujo, a política começa a perder seu encanto. A política é um instrumento superior, capaz de provocar mudanças de forma harmônica, produzir debates de idéias e ser propulsora de movimentos benéficos para a sociedade. Aqueles que fazem a opção pelas agressões e pelos golpes abaixo da linha da cintura, na verdade, revelam desprezo pela democracia.

Infelizmente o Brasil ainda é uma democracia em construção, demasiadamente tolerante com desmandos, destemperos e ilegalidades. Ao poder público caberia coibir as agressões e condenar os agressores. Mas tomada pela mais completa inversão de valores, vítimas passam a ser considerados agressores.

Esta campanha eleitoral possui farto material para ilustrar tais fatos, desde quebras de sigilo fiscal criminosas, passando pelo tráfico de influência no coração do governo e desaguando em agressões físicas e montagem de dossiês. Percebemos que a democracia brasileira sofreu retrocessos e torna-se urgente a restauração de atitudes republicanas e instituições fortes que zelem pelo respeito aos valores democráticos.

Cabe aqueles que dirigem ao Estado, atuar como magistrados de um processo, que no longo prazo, se exercido de forma equilibrada, justa e honesta, somente trará benefícios para o País. Enxergar a eleição como uma mera disputa de poder é diminuir o Brasil como nação. A falta de visão na construção de valores democráticos institucionais sólidos pode voltar-se contra o Rei. Neste dia, a brincadeira perderá toda a graça.

Um comentário:

Mário Machado disse...

Grande Márcio,

A esquerda tem um fetiche pela violência política seu ídolos todos foram homens violentos (Che, Lennin, Mao, Castro).

Portanto, nada de novo no uso da violência para suprimir as diferenças de opinião.

Abs,