quinta-feira, outubro 25, 2018

Diferença Elástica

A diferença que separa Bolsonaro de Haddad é enorme. Praticamente impossível de ser tirada em tão pouco tempo. Enquanto o PT busca fatos novos que possam servir como uma bala de prata para seu candidato, Bolsonaro mostrou-se incomodado com a falta de mobilização de sua militância no segundo turno. Ambos estão preocupados em vencer, mas ao lado disso, está um ponto seminal: o tamanho da diferença entre ambos.

Se Bolsonaro vencer com um placar dilatado, com uma margem maior daquela obtida por Lula em 2002, seu eleitorado estará emitindo uma forte mensagem, algo que tem um peso enorme ao assumir o cargo. O tamanho da legitimidade de Bolsonaro será do tamanho da diferença que conseguirá construir. Não adianta vencer, mas precisa vencer bem.

Do lado de Haddad, mesmo aqueles que ainda acreditam em uma improvável virada, na verdade estão mais preocupados em diminuir a distância que separa ambos, pois não desejam que o capitão chegue ao Planalto amparado por uma vitória maiúscula, algo que fortalece sua agenda e enfraquece a oposição. Ao diminuir esta diferença, o petismo não sairia do processo carregando a humilhação de ter sido derrotado pela margem mais elástica da história.

Isto explica a determinação do PT em desconstruir Bolsonaro usando todos as frentes possíveis neste segundo turno. Até o momento, apesar de não ter conseguido virar o jogo, conseguiu desgastar um pouco a campanha do capitão, que perdeu pontos, mas se mantém amplamente na frente.

Bolsonaro ocupou as redes sociais para iniciar o contra ataque. Pediu mais empenho para sua militância alegando que não existe eleição ganha e que é necessário todo o esforço para garantir a vitória. Os deputados eleitos com seu apoio teriam o dever de se engajar para que uma vitória robusta seja construída.

Ambos sabem o valor intrínseco de uma vitória maiúscula ou apertada. Lula em 2002 chegou com enorme legitimidade ao Planalto, ao passo que Dilma, que venceu Aécio nos acréscimos, se tornou uma Presidente fraca e sofreu impeachment. A conferir.

Nenhum comentário: