terça-feira, outubro 23, 2018

Postura Presidencial

Os ataques se intensificam na medida que Bolsonaro constrói sua vitória com maior folga. Dependendo das pesquisas, suas intenções de voto variam entre 58% e 65%. Deve vencer com uma larga margem, o que fornecerá legitimidade e um mandato claro da população brasileira, talvez com a maior margem e contingente de votos recebidos por um candidato na história da política nacional.

Do outro lado, Haddad tem dificuldade em aceitar a derrota e o petismo já avisou que cairá atirando. É que temos visto nesta última semana, com vídeos requentados, matérias sem apuração e denúncias que até o momento nada produziram de concreto. O PT procura intensamente um fato novo que possa virar a eleição na última semana, mas diante dos fatos, esta parece uma realidade cada vez mais distante.

Entretanto, os ataques levaram a uma mudança de postura de Bolsonaro, que surge mais ponderado e sereno nas entrevistas, vestindo a postura presidencial que deve adotar a partir de domingo. Este é o ponto de inflexão do momento. O comportamento presidencial de Bolsonaro surpreende os seus opositores e ajuda na construção da imagem de liderança que procura passar neste final de campanha.

Esta mudança alcançou não somente o comportamento diante das câmeras, mas assegurando seu compromisso com as instituições. A carta enviada ao decano do STF, Celso de Mello, deixa clara esta postura firme que fortalece o compromisso com a democracia -o que desmonta uma das principais linhas de ataque de seus opositores.

Diante desta inflexão final de campanha, Bolsonaro neutraliza os opositores e encaminha a vitória com tranquilidade. Realiza o movimento estratégico político certo neste momento. Nesta etapa, Haddad, que falhou na tentativa de montar uma frente ampla, parece sem alternativa. Bolsonaro soube reagir aos ataques da maneira mais imprevisível possível, assumindo previamente a postura que muitos duvidam que teria mesmo depois da eventual posse. Um movimento que consolida sua cada vez mais provável vitória.

Nenhum comentário: