sexta-feira, junho 26, 2009

Da tribuna, Simon pede afastamento de Sarney

Já foi o tempo que o senador Pedro Simon derrubava ministros com seus empolgantes discursos da tribuna do Senado. Conhecido pela irrepreensível defesa da bandeira da ética, é um dos senadores mais respeitados da Casa.

Mas no governo atual parece que tudo mudou. Sem uma Oposição profissional, com uma agenda clara e pontual, que deixa de explorar de maneira efetiva as faltas do Planalto, o Brasil parece viver em sensação de plena letargia cívica.

Em época de Oposição forte e aguerrida, que busca ressonância na sociedade, discursos como o do Senador Simon encontram eco na população. Entretanto, nos dias de hoje, suas palavras, infelizmente perdem-se jogadas no vazio.

Simon pediu o afastamento do Presidente Sarney. Não como forma de puní-lo, mas como forma de trazer isenção ao processo de investigação. Mas nada ocorrerá. O sistema está blindado em si mesmo e a ninguém interessa que qualquer coisa venha à tona neste momento.

Bons eram os tempos que os discursos do senador Simon causavam desconforto no governo. Tempos em que havia balisamento ético. Certamente já fomos melhores do somos.

Nenhum comentário: