terça-feira, junho 09, 2009

Fine Gael vence na Irlanda

Nunca escondi minha admiração pela Irlanda, especialmente depois das espetaculares reformas que fizeram o país crescer e se tornar o que convencionou-se chamar de "Tigre Celta". Desde então, para entender melhor a situação, visitei Dublin algumas vezes. O que foi feito por lá impressiona.

Durante muitos anos a política irlandesa foi liderada pelo tradicional Fianna Fáil, que modernizou-se através das décadas e alcançou sua reinvenção nos últimos anos, tornando-se fiador das reformas estruturais liberalizantes que mudaram a cara da Irlanda.

Entretanto, um outro partido, de cunho centrista, como seus sócios no Partido Popular Europeu, começou a mostrar sua força recentemente e alcançou pela primeira vez um patamar excepcional nas eleições locais da última sexta, derrotando o Fianna Faíl, o Fine Gael.

Os democratas-cristãos do Fine Gael possuem uma agenda clara e nela estão disciplina fiscal, Estado Mínimo, impostos baixos, responsablidade individual e empreendedorismo, tudo aquilo que tornou a Irlanda em um Tigre Celta.

O mais especial para a União Européia é a posição favorável do Fine Gael em relação ao Tratado de Lisboa e a integração da UE. A aprovação do Tratado depende praticamente somente dos irlandeses e os votos recebidos pelo partido (32,2%) evidenciam que Dublin se direcione favoravelmente.

Em 2010 ou 2011 teremos eleições gerais na Irlanda e desde já o Fine Gael, partido fundado pelo legendário Michael Collins, é favorito. A força dos poderes locais aliado ao lugar de maior partido oposicionista nacional pode levar o partido ao poder em breve.

Enda Kenny, líder do partido, não poderia estar mais feliz. Mais um sócio do PPE e da Internacional Democrática de Centro mostra sua musculatura política. Uma nova Europa começa a tomar contornos definidos.

Nenhum comentário: