sexta-feira, junho 12, 2009

Eleições tomam conta do Irã

Tudo indicava um passeio para Ahmadinejad, mas a coisa se complicou nas últimas semanas. Uma eleição que parecia fácil, tomou contornos inimagináveis e o Irã foi tragado para uma das mais ferrenhas campanhas políticas já vistas no país. O comparecimento recorde nos colégios eleitorais na data de hoje mostram o grau de engajamento presente nesses dias.

Como disse, tudo parecia ganho para Ahmadinejad até os debates ocorrerem na televisão. O Presidente iraniano perdeu a linha e atacou seus oponenetes, inclusive aquele que ameaça mais fortemente a sua recondução, Mir Hossein Mousavi, que já foi Primeiro-Ministro e possui trânsito com aqueles que desencadearam e implementaram a Revolução Islâmica de 1979. Hoje, Mousavi surge como um moderado, com propostas de liberalização, flexibilização e a firme idéia de mudar a imagem deixada por Ahmadinejad. Assim, como um conservador moderado, angariou apoio de jovens e mulheres.

Com uma plataforma mais reformista apresenta-se Mehdi Karoubi, este sim com propostas mais claras de distensão, liberalização maior da economia e dos rígidos controles da sociedade e diálogo, especialmente com o Ocidente. O quarto concorrente é o conservador Mohsen Rezai, que aparece com poucas chances.

Tudo indica um duelo entre Ahmadinejad, que tinha a eleição nas mãos, e seu concorrente direto, Mousavi. A esperança dos reformistas é que Mousavi possa evitar a vitória de Ahmadinejad no primeiro turno, forçando um novo embate eleitoral somente entre os dois. Em um eventual segundo turno, Mousavi receberia o apoio de Karoubi e tudo pode mudar.

O favoritismo de Ahmadinejad pode ter sido fatal. Se não vencer no primeiro turno, enfrentará um páreo durissimo logo adiante.

Acima de qualquer debate eleitoral, é fabuloso enxergar os iranianos participando de forma ativa no debate sobre os rumos de seu país. A democracia, pelo menos por esses dias, felizmente tomou conta do Irã. Agora é esperar os resultados.

Nenhum comentário: