terça-feira, junho 30, 2009

Sarney sofre pressão

Os dias andam tensos no Senado. A pressão sobre Sarney aumenta a cada dia, mas a proporção mudou com a tomada de posição por algumas bancadas partidárias.

O Psol, como era esperado, atacou com dois pedidos de investigação no Conselho de Ética, uma contra Sarney e outra contra Renan Calheiros. O DEM propôs que Sarney se licencie do cargo enquanto durarem as investigações. O PDT também firmou posição pelo afastamento de Sarney.

E os tucanos acabaram em um racha, de um lado Sérgio Guerra e do outro Marconi Perillo. Guerra propôs o afastamento temporário de Sarney e a implementação de uma comissão de senadores que adotariam medidas corretivas. Perillo, que é o Vice-Presidente do Senado, sentiu-se atingido, uma vez que tal atitude atingiria suas prerrogativas diretivas sobre a Casa, em eventual afastamento de Sarney.

Resta saber até quando Sarney resistirá, pois as pressões intensificam-se. Isto será decidido sobretudo pelo tamanho do apoio que Lula fará o PT prestar a Sarney, inclusive publicamente. Mas está claro que o PT, que alega ainda não ter tomado posição, trabalha freneticamente por Sarney nos bastidores.

Sarney é um aliado do qual Lula não pode prescindir.

Nenhum comentário: