quarta-feira, junho 16, 2010

As Convenções

No último final de semana foram realizadas as convenções que homologaram os nomes dos principais presidenciáveis para a corrida deste ano.

Nada de muito novo no cenário. O PSDB fez sua festa em Salvador, enquanto PV e PT optaram por Brasília. Mais uma vez perdeu-se uma grande oportunidade de impulsionar as candidaturas.

As convenções foram tomadas por discursos insossos e sem empolgação. O PT, em especial, investiu fartos recursos para sua festa, mas não passou disso e os desdobramentos políticos não ficaram no patamar desejável para aquilo que foi investido. Serviu para selar o acordo com o PMDB, que confimou Temer como companheiro de chapa.

O PSDB errou a estratégia. A convenção poderia ter sido maior e provocar mais repercussão. O local escolhido, Salvador, não foi o ideal. O melhor teria sido realizar um grande movimento em Minas, talvez em Belo Horizonte ou em alguma cidade do interior. Como já disse aqui, esta eleição passa por Minas e pretigiaria Aécio, peça fundamental neste jogo. Além do mais, mobilizar a militância no estado é hoje tarefa primordial dos tucanos.

Mas o final de semana de convenções pífias, em período de Copa do Mundo, ficará na memória pelo lançamento da marca de campanha de Dilma, claramente inspirada no modelo usado por Obama em 2008. Tudo bem, sabemos que o PT importou mão-de-obra dos Estados Unidos para impulsionar Dilma, mas pelo menos podia ter disfarçado a semelhança um pouco.

Enfim, muito tempo que poderia ter sido melhor aproveitado. O recall na imprensa será menor do que o pretendido, menos do que se esperava. A hora da campanha real chegou.

Um comentário:

Mário Machado disse...

Professor,

Obrigado pelas palavras de incentivo e pelo link do meu blog aqui. Palavras assim são o combustível que alimenta ainda mais essa cachaça que é escrever.

Realmente o timing dessas convenções foi péssimo, ficaram escondidas pela Copa do Mundo, flotilhas da paz e sanções do CS.

Salvador deve ter sido escolhida por que o PSDB deve querer ganhar espaço no Nordeste, mas duvido da eficácia. Concordo que em Minas, numa cidade grande do interior teria sido mais animada, por assim dizer.

Não é possível que não tenha um designer criativo em toda campanha Dilma, só falta ela discursar agora dizendo que ela é a mudança em que se pode crer ou sim nós pode (dito por seu criador eleitoral).

Com o tanto de destaque que deram a batalha na internet trazendo a equipe do Obama e não conseguiram nem ficar no TT do twitter perdendo pro hilário (e meio cruel) CALA BOCA GALVAO.

Abs,