terça-feira, junho 22, 2010

Segundo Turno na Polônia

Parece incrível, mas Jaroslaw Kaczynski conseguiu seu primeiro objetivo e levou as eleições presidenciais polonesas para um segundo turno.

Kaczynski conseguiu o inesperado. Em uma eleição que tinha tudo para ser um passeio do Plataforma Cívica, o scrpit mudou desde a forte campanha empenhada pelo Lei e Ordem de Kaczynski. Ele avançou dia a dia e nos últimos dias tomou um impulso surpreendente.

Bronislaw Komorowski, o candidato do atual Chefe de Governo Donald Tusk, largou com uma vantagem muito confortável sobre seus concorrentes e chegou a data do pleito ainda com esperanças de levar a Presidência no primeiro turno, mas o cordão ultra-conservador em torno do partido Lei e Justiça funcionou de forma muito eficiente, revertendo este quadro e levando Jaroslaw Kaczynski a cravar 36,74% no último domingo. Komorowski ficou com 41,22%.

Por certo Komorowski larga na frente, entretanto, os liberais não possuem a mesma capacidade de mobilização mostrada pelos conservadores, decisiva para jogar a disputa para um segundo turno. Além disso, apesar de Komorowski ter vantagem de saída, o momentum está com Kaczynski e isto conta muito em um período eleitoral, ainda mais como o polônes, especialmente curto, já que o segundo turno será dia 4 de julho.

O Plataforma Cívica brigará muito por Komorowski, pois sua escolha como Chefe de Estado da Polônia poderá abrir a real possibilidade de concretização da agenda do seu partido, que levou Donald Tusk a vencer as eleições de 2007. Se Kaczynski vencer, os mesmos problemas que ocorreram quando seu irmão era Presidente podem se repetir, e assim colocar as importantes reformas do Plataforma Cívica em risco.

Duas visões da Polônia e uma disputa muito acirrada. Será uma campanha intensa e muito interessante.

Um comentário:

Glamour à Mesa disse...

A Polônia dá uma lição para os países como o Brasil, já passaram pelo comunismo e não possuem boas lembranças desse tempo. Por isso agora decidem entre a direita e a centro direita. Os brasileiros deveriam ter o povo polonês como exemplo.