segunda-feira, junho 28, 2010

A Queda de Stalin

"Um memorial para Stalin não tem espaço na Geórgia do século 21". Estas são palavras do presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili. A estátua do antigo ditador soviético, de seis metros de altura, que ficava no centro de Gori, foi retirada na noite de quinta-feira.

O monumento foi instalado um ano antes da morte de Stalin, em 1952, e agora partirá rumo a um museu, como foi feito com as estátuas de antigos ícones do comunismo em Budapeste. Na capital húngara, é franqueada a visitação, mediante pagamento, a um cemitério de estátuas do período socialista. No local onde estava Stalin, em Gori, será construída uma homenagem aos mortos na guerra entre Rússia e Geórgia pelo controle da Ossétia do Sul.

Tbilisi, assim como governos de outras repúblicas que conseguiram a independência da antiga URSS e os países da extinta Cortina de Ferro, na medida que enterram as lembranças dos dolorosos e brutais anos de ditaduras socialistas, se tornam mais fortes e seguros para seguir adiante. Atos como este devem ser registrados e lembrados, para que práticas cruéis, como aquelas cometidas por Stalin, nunca se repitam.

Um comentário:

Glamour à Mesa disse...

Que cena linda!