sexta-feira, julho 23, 2010

PT mira no Senado

Além de trabalhar para fazer de Dilma Rousseff a sucessora de Lula, o PT trava uma uma outra batalha de alta importância estratégica. O foco é o Senado, onde o partido sofreu suas maiores derrotas durante o governo Lula.

Para tanto, a estratégia política foi mover os candidatos mais fortes do PT para disputar uma cadeira na Casa legislativa que atualmente é presidida por Sarney. Isto facilitou de forma importante também a formação dos palanques nos Estados. Aqui o PT abriu mão da cabeça de chapa e indicou para disputar uma cadeira no Senado candidatos que teriam envergadura para vencer a disputa pelo governo estadual.

Em 2006 o PT lançou 20 candidatos aos governos estaduais. Neste ano serão apenas 11. A coligação com o PMDB foi a parceria ideal para esta estratégia. Hoje o PT conta com 9 senadores, sendo que dois deles tem mandato até 2014. O partido projeta chegar a 18 e alcançar a maioria da Casa, já que o PMDB alcançará no máximo 17. Para ter candidatos com fortes chances de vitória, o PT inclusive afastou da disputa senadores em mandato que poderiam tentar a reeleição. O partido optou, nestes casos, por outros nomes com máxima chance de vitória.

Os resultados de uma êxito esmagador do PT para as cadeiras no Senado terão um impacto grande nos planos do próximo governo, independentemente de quem vença. Se a vencedora for Dilma Rousseff, o caminho estará aberto para reformas mais profundas, inclusive de âmbito constitucional.

Nenhum comentário: