sexta-feira, julho 02, 2010

O Empate

Depois da pequena dianteria de Dilma nas pesquisas, tudo indica um recuo e um empate. O Datafolha mostra Serra agora com 39% e Dilma logo atrás com 38%. Marina segue estagnada nos 10%.

Isto se dá devido a maior exposição de Serra na TV. Dilma subiu até aqui pelo mesmo caminho. Serra perdeu uma grande oportunidade de ocupar maior espaço na mídia mediante a escolha de seu vice, que poderia ter sido melhor costurada. A presença de Serra na mídia foi muito maior devido a indefinição na escolha do nome que o acompanharia na chapa e as brigas internas que levaram a escolha de Índio da Costa.

Dilma apareceu sempre de forma mais positiva. O Planalto tem trabalhado a todo vapor para fechar palanques nos estados que impulsionem os números de sua candidata. Para isso o PT cortou na própria carne, intervindo quando necessário e agindo nos bastidores com enorme contundência, tanto para atrapalhar os planos dos tucanos, como no Paraná, como para fechar acordos com um PMDB rebelde em alguns estados.

Se a eleição fosse hoje, Dilma teria vantagem com o empate em função de dois fatores. O primeiro reside na maior consistência e articulação de seus palanques estaduais, especialmente fortalecido com o homogêneo apoio que o PMDB tem demonstrado. Temer, fiador e elo do acordo, entrega aquilo que promete. Dilma agradece. O segundo ponto reside na capacidade de mobilização. Aprendi, durante o período que trabalhei na Espanha, que partidos como o PT, em reta final, se empatados, conseguem alcançar a vitória. Sua capacidade de mobilização, articulada com setores organizados da sociedade, como igreja e sindicatos, catapultam os números finais para além do esperado.

Portanto, se Serra deseja vencer, precisa chegar com alguma folga nos momentos finais. Isto será fundamental para vitória. Caso chegue empatado, como mostra o retrato de hoje, as chances de perder são grandes.

Amanhã o Ibope solta números que devem confirmar estes do Datafolha, zerando o jogo em termos de pesquisas, mas sabemos que em articulação nacional a chapa PT/PMDB sai na frente. Vale lembrar que estes números não trazem ainda o impacto da escolha do nome de vice de Serra, seja para o lado positivo ou negativo.

Nenhum comentário: