terça-feira, julho 20, 2010

Gillard sai na frente na Austrália

Julia Gillard é a Primeira-Ministra da Austrália há apenas poucas semanas, mas já colocou sua estratégia em prática. Sua idéia é renovar o mandato dos Trabalhistas frente ao governo antes do final do atual mandato.

As eleições foram convocadas e Julia conseguiu mover as peças de maneira inteligente. Os índices alcançados pelo seu antecessor eram pífios, típicos de um governo impopular. Desde que os Trabalhistas trocaram Kevin Rudd por Julia Gillard, entretanto, algo mudou. O partido conseguiu respirar novos ares e parte para o embate eleitoral com chances de vitória.

As primeiras pesquisas mostraram liberais e trabalhistas empatados, o que já era um grande resgate de popularidade para o atual governo. Mas as pesquisas dos últimos dias mostram que os Trabalhistas abriram vantagem. Isto significa uma pequena tendência em prol de Julia, mas que ainda está longe de se consolidar como liderança.

No sistema político australiano, a vantagem em termos de pesquisa é relativa. Os distritos é que são decisivos e dentro desta conta é que os liberais, liderados por Tony Abbot, fazem suas projeções. Eles precisam de apenas nove cadeiras para atingir maioria e formar um novo governo.

A nova roupagem trazida por Julia ao Partido Trabalhista serviu para trazer o jogo a um patamar de igualdade. Ela sai com pequena vantagem, mas agora é que a campanha propriamente dita começa.

Nenhum comentário: