sexta-feira, julho 30, 2010

Racha na Itália

A coalizão que sustenta o governo de Silvio Berlusconi pode ceder em breve. A saída de Gianfranco Fini para a criação de um novo partido, o Azione Nazionale (AN), pode ser o ponto inicial de uma crise no gabinete italiano.

Fini veio de um partido chamado Aliança Nacional, que se fundiu com o Forza Italia de Berlusconi para formar o Povo da Liberdade (PdL). Agora o movimento foi inverso e Fini leva para o novo partido pelo menos 35 deputados e oito senadores. Neste ponto reside o problema da governabilidade. A questão está em saber até que ponto este movimento desestabiliza o gabinete e a maioria parlamentar.

A situação não parece tão grave quanto mostra a imprensa italiana, mas inspira cuidados. Será preciso ter muita habilidade política para que o governo consiga se manter sem a convocação de eleições antecipadas, que deveriam ocorrer apenas em 2013. Berlusconi estaria confiante, mas é preciso sentir o ambiente político, já que na Itália a linha que divide o poder entre esquerda e direita é muito tênue e qualquer erro político pode ser fatal nas eleições.

Nenhum comentário: