segunda-feira, agosto 16, 2010

Os Números

As mais recentes pesquisas eleitorais devem estar deixando o alto comando da campanha de José Serra extremamente preocupado. No Datafolha Dilma chegou a 41%, deixando Serra com 33%. Na pequisa anterior, o tucano ainda estava na frente, com o placar de 37%, contra 36% da ex-ministra. Houve, portanto, segundo o instituto, uma movimentação significativa de votos que mostra uma tendência.

Os institutos de pesquisas estão emparelhando seus números para o início do horário eleitoral. No Ibope a situação é semelhante ao Datafolha. Serra caiu para 32% e Dilma subiu para 43%. Aqui a situação é um pouco mais confortável, já que sinaliza uma possível vitória de Dilma ainda no primeiro turno.

Hoje, a candidata do PT está com 47% dos votos válidos e Serra com 37%. Se compararmos estes números com os da última eleição, Lula entrava no período de propaganda eleitoral com 55% e Alckmin com 24%, em curva descendente. O resultado do primeiro turno foi Lula com 48% e Alckmin com 41%. Ou seja, naquele cenário, o período que está por iniciar foi mais benéfico para os tucanos.

Mas naquela época Lula não era tão popular e apesar de Serra desafiar a criatura de Lula e não o próprio, o Presidente está disposto a jogar pesado com sua imagem e margens de aprovação do governo para impulsionar Dilma. Os aliados de agora tem mais densidade, como o PMDB, completamente envolvido na campanha. Existe uma base mais ampla no leque de alianças.

Além de tudo, vale lembrar que Dilma começou a avançar de forma consistente quando Lula apareceu ao seu lado nos programas de TV do PT. A formula se repetirá a partir de agora.

Nenhum comentário: