terça-feira, agosto 03, 2010

Divisão de Poder

O Senado foi, durante o governo Lula, o único significativo foco de resistência da oposição. Se em algum momento o governo sofreu algum revés nos últimos oito anos, foi no Senado. Isto começou a mudar. O PT entende a importância do Senado para levar adiante as reformas que pretende implementar se Dilma sair vencedora. Mais um movimento foi realizado neste sentido.

Gim Argello, político de Brasília e suplente de Joaquim Roriz, foi durante muito anos desafeto dos petistas na política local. Entretanto, desde que chegou ao Senado, passou a circular com muita desenvoltura nos corredores palacianos. Hoje é o vice-líder de Lula no Senado.

Se o PT se articula para formar uma base forte no Senado nestas eleições, trabalha também, mediante seus aliados, a manter sob sua influência, grande parte da Casa. Neste sentido, Gim Argello assumiu a responsabilidade. Organizou um almoço em sua casa na data de hoje onde compareceram 18 ministros e 38 parlamentares (dentre os quais nove candidatos a governos estaduais e 16 à reeleição). O Senadores governistas compareceram em peso.

Discutiu-se campanha, mas já se ampliou a discussão na direção da ocupação de espaços em um eventual governo Dilma. Todos ali estão certos da vitória petista no pleito presidencial e a divisão do bolo já estava em pauta, sob o comando de Gim Argello. Excesso de confiança e certeza na vitória pairavam no ar.

Nenhum comentário: