sábado, agosto 28, 2010

Onde está Serra?

A pesquisa Ibope divulgada neste sábado mostra que a campanha presidencial virou um massacre de petistas sobre tucanos. Quem pensava que a eleição iria ser resolvida em Minas Gerais e imaginava um pleito disputado, estava errado. A eleição se tornou um passeio para Lula. Dilma, além de ter consolidado o eleitorado natural do Nordeste e Norte, avança com força para São Paulo e o Sul, onde já mostra-se na frente de Serra.

Se o PSDB deseja levar a eleição para um segundo turno, pelo menos, precisa agir de forma urgente. Os programas de TV de Serra estão em uma linguagem inferior e ultrapassados. A linguagem televisiva evoluiu nos últimos anos, mas esta notícia parece não ter chegado aos ouvidos dos tucanos. É preciso mudar para evitar um vexame no dia 3 de outubro.

As consequências da queda de Serra se traduzem em parcos apoios nos estados, inversão de apoios locais, agora pró-Dilma, e uma diminuição na arrecadação de fundos para a campanha.

Serra precisa aparecer e fazer o que até agora não fez. Não se faz propaganda política para o Brasil como se faz para o eleitorado paulista. Ele precisa modificar sua linguagem no rádio e TV, resgatar a força no Sul e São Paulo, para então avançar e tentar jogar a eleição para um segundo turno. Pode começar a articulação com os candidatos ao Senado e governos de Estado, foco principal das ações petistas, que já consideram a eleição presidencial favas contadas.

Serra precisa aparecer, pois de sua performance depende a eleição da bancada de oposição, em caso de vitória de Dilma. Seu fraco desempenho já tem reflexos nas disputas estaduais. Um partido que se apresenta como alternativa real de oposição, tem obrigação de mostrar mais do que está sendo visto até agora.

Apenas para registro: se contarmos apenas os votos válidos, Dilma chegou a 59%. Serra teria 32%. Um passeio.

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