quarta-feira, janeiro 15, 2014

Baixas Democratas

Se ontem escrevi sobre as baixas que o partido republicano sofrerá nas próximas eleições, hoje falo sobre os democratas. O partido de Barack Obama também perderá importantes parlamentares para a próxima legislatura, políticos que tinham reeleição assegurada, mas que resolveram deixar Washington. Alguns são figuras experientes, que farão muita falta, em especial em uma legislatura que viverá tempos de primárias eleitorais presidenciais e durante um período que o governo tende a não apresentar muitas iniciativas.

A primeira baixa vem de Utah, com Jim Matheson, deputado já eleito 7 vezes. A experiente Carolyn McCarthy, representante de Nova York há 18 anos, também deixará de disputar uma vaga na Câmara, deixando sua cadeira aberta para disputa. Também com 18 anos de Casa, Mike McIntyre, da Carolina do Norte, tomará o mesmo rumo. Apesar de experientes, nenhum deles possui o tempo de Congresso de George Miller, no seu vigésimo mandato. Miller tem 40 anos no Congresso e sua cadeira por seu distrito na Califórnia será ocupada por outro político depois de quatro décadas.

As desistências continuam do lado democrata com Jim Moran, da Virgínia e Bill Ownes, também de Nova York. Ownes está no Capitólio a apenas 3 mandatos. No Senado, Max Baucus, do Montana, com 6 eleições vencidas, também deixa o jogo.  Tom Harkin de Iowa, com cinco vitórias tomará o mesmo rumo, além de Tim Johnson, da Dakota do Sul, eleito e reeleito 3 vezes. O experiente Carl Levin, do Michigan, com seis mandatos, deixará de concorrer, assim como Jay Rockfeller, de West Virgínia, com cinco vitórias no currículo.

A especulação sobre outras desistências no partido democrata são grandes, em especial nos estados do Colorado, Arizona, Arkansas e Carolina do Norte. Muitas disputadas serão abertas e as chances dos republicanos em muitos destes distritos ou Estados, no caso de eleições para o Senado, são grandes. Entretanto, os democratas estão mais organizados organicamente, sem a ruptura interna que o Tea Party causou nos republicanos. Isto diminui a possibilidade de perda de muitas cadeiras. Certamente este será um ano de realinhamento das bancadas aqui em Washington. Eleições disputadas no horizonte.

Nenhum comentário: