sexta-feira, janeiro 24, 2014

Estratégia Republicana

Enquanto o frio chegava na capital americana esta semana, o partido republicano recebia também delegados de vários estados para discutir suas estratégias futuras. Depois de uma nevasca que fechou Washington na terça, os republicanos começaram na quarta-feira a discutir os melhores caminhos para manter o controle da Câmara, retomar o Senado, além do mais importante, voltar a comandar a Casa Branca.

Reunidos no hotel Renaissance, os republicanos focaram mesmo na estratégia para a eleição presidencial, em especial no calendário das primárias e a data da convenção que indica o candidato presidencial. A principal discussão girou em torno dos problemas enfrentados por Romney em 2012. Ele somente conseguiu ter acesso aos recursos nacionais de campanha do partido depois do dia 30 de agosto, quando ocorreu a convenção na Flórida. Esta espera afetou muito sua estratégia de eleitoral, já que o partido permaneceu engessado, sem acesso aos fundos de campanha durante todo o verão. Neste meio tempo, Obama abriu uma margem que assegurou sua vitória.

A idéia, portanto, é antecipar a convenção, para que o candidato possa acessar estes fundos o quanto antes, antecipando o calendário eleitoral e aumentando o tempo de campanha propriamente dito. Ao invés do final de agosto, a convenção será em junho e o candidato republicano poderá, a partir desta data, financiar todo o aparato do partido, em especial dos recursos para comerciais de TV. É um enorme diferencial.

Isto fará também com que o tempo de primárias diminua. Ouvi dos representantes do partido reunidos no encontro que o objetivo é tentar diminuir o tempo de embate interno e focar na eleição propriamente dita. Faz enorme sentido. As primárias republicanas começarão em fevereiro, com Iowa, Carolina do Sul, Nevada e New Hampshire.

Aqui no encontro também começou a campanha para a escolha da cidade que sediará a convenção. Kansas City, Las Vegas, Detroit, entre outras, já apresentaram candidatura. Mas pessoalmente, acredito que a escolha mais acertada seria por Columbus, Ohio. Sabemos da importância deste estado na campanha eleitoral. O impulso que os republicanos podem receber de lá, não encontra paralelo, afinal, nenhum Presidente na história recente venceu sem Ohio.

O fato é que os republicanos, organizando-se desta forma, mexem nas regras da corrida presidencial, o que deve afetar também a estratégia dos democratas. Como já disse aqui, a campanha presidencial já começou.

Nenhum comentário: