quinta-feira, janeiro 09, 2014

Christie e a Crise

Quando alguém é pré-candidato presidencial com reais chances de vencer uma eleição, em especial nos Estados Unidos, a pressão começa a subir. A temperatura se elevou em New Jersey e dentro do bunker do mais bem colocado nome republicano para chegar a Casa Branca, o governador Chris Christie.

A denúncia é de que assessores do Governador usaram o poder de seus gabinetes para atrapalhar a vida de um prefeito democrata, na cidade de Fort Lee. Por ali passa a ponte mais importante dos Estados Unidos, a George Washington, e os assessores de Christie usaram seu poder para fechar algumas das pistas sob a justificativa de estarem fazendo estudos viários. O objetivo era para complicar a vida da população e consequentemente do prefeito Mark Sokolich. Com o fechamento de duas pistas causou-se um engarrafamento de proporções colossais.

A troca de emails entre a subchefe de gabinete de Christie e o Diretor de Port Authority com o objetivo de causar o tumulto foi revelada. Bridget Anne Kelly, já exonerada esta manhã, fez o pedido para David Wildstein, que deixou o cargo em dezembro. Foi atendida. Wildstein é conhecido de adolescência de Christie e havia sido nomeado por ele. A troca de emails é vergonhosa. Eles chamam o prefeito de Fort Lee de "pequeno sérvio", quando na realidade ele é de origem croata. Um comentário preconceituoso e infantil, mas infelizmente comum para pessoas com muito poder e pouca cultura.

Depois de tudo, hoje assisti por inteiro a entrevista coletiva de Christie. Foram duas horas completas respondendo perguntas dos jornalistas. Ele saiu-se bem, como era esperado. Pediu desculpas, chamou a responsabilidade para si e disse ter sido traído. Os desdobramentos serão mais importantes. De qualquer forma, ele mostrou que soube, até o momento, responder bem aos acontecimentos.

As críticas já começaram. Este é o primeiro round. Christie enfrentará vários se deseja chegar a Casa Branca. As comparações com Nixon, por exemplo, já começaram. Mas a política é um jogo onde o Governador sabe mover-se muito bem. Aqui, ao contrário do Brasil, escândalos abalam reputações e ceifam proeminentes carreiras políticas. Christie levou o primeiro golpe. Até agora soube responder.

Nenhum comentário: