quinta-feira, janeiro 30, 2014

Estilo Perigoso

Quando Obama entrou no Capitólio para discursar, sua popularidade era a mesma de George W. Bush com seis anos de mandato: 43%. O apoio ao Presidente democrata vem caindo de forma consistente e tende a seguir o mesmo curso nos próximos meses. Na verdade o Presidente americano tende a chegar a patamares de popularidade inferiores aos de Bush pelo traçado das curvas das pesquisas.

O discurso desta semana poderia indicar uma mudança neste padrão. Entretanto, o que foi visto foi o contrário. Já escrevi aqui que o Presidente preferiu partir para o confronto ao invés de buscar a conciliação. Este foi o ponto fundamental. A estratégia de culpar o Congresso também vai na mesma direção.

Quando Bush chegou ao parlamento para discursar, no sexto ano de sua presidência, 48% daqueles que o ouviram tiveram uma reação positiva. Com Obama, no mesmo sexto ano, este número caiu para 44%, menor inclusive do que o alcançado no ano passado, 53%. A tendência vem embalada em dois aspectos: sua popularidade, que decresce a cada dia, e o tom de confronto adotado recentemente.

Na sua maioria, os espectadores não gostaram quando ele sugeriu, por exemplo, que poderia tomar ações executivas unilaterais. Quase 70% dos americanos desaprovam esta medida e dizem que preferem um Presidente que negocie com o Congresso. Por mais impopular que seja a classe política por aqui, os eleitores ainda acreditam que qualquer medida deve ser discutida com os parlamentares.

Apesar de a maioria da audiência ser democrata, assim como o Presidente que discursava, um dado curioso é que o número de espectadores do canal conservador, a Fox News (4.718.853), foi praticamente o dobro da CNN (2.081.431) e da MSNBC (2.292.169), identificada com o partido de Obama. Sinal de um movimento interessante do eleitorado.

Por fim, ao invés de mobilizar a militância democrata, talvez Obama esteja incendiando as massas republicanas. Diante destes números, as eleições parlamentares deste ano tendem a ser as mais polarizadas da história recente dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: