terça-feira, janeiro 07, 2014

Christie is back

O ano começou e Chris Christie continua seu trabalho de aproximação com os eleitores de centro e também com o eleitorado hispânico. Hoje ele assina o DREAM act que ajuda filhos de imigrantes ilegais que estiveram na High School a chegar ao College. Para boa parte conservadora do partido republicano, o Governador de New Jersey toma uma atitude temerária. Para os imigrantes, entretanto, é uma medida que faz diferença.

Christie lida com a realidade. De nada adianta criar obstáculos para a educação de imigrantes ilegais. Por mais que a sociedade se posicione contra estes imigrantes, eles são o motor de uma economia que gira. Os imigrantes ilegais pagam impostos como qualquer americano sem receber qualquer benefício. É a melhor fonte de renda que qualquer governo sonha. Gritar contra os imigrantes ilegais é um bonito coro, mas na realidade, ninguém quer se ver livre deles, tanto que o governo sabe onde eles estão e eles permanecem aí. O Governador de New Jersey toma uma atitude que lida com a realidade. De nada adianta deixar a educação dos imigrantes ilegais em segundo plano, pois se nada for feito, a conta será cobrada no futuro e o custo será alto.

Apesar de sofrer rejeição da ala mais conservadora do partido, Christie não irá se indispor com uma nova parcela dos republicanos. Aqueles que o atacarão, serão os mesmos que já o atacam e apoiam outros pré-candidatos, como o texano Ted Cruz, por exemplo. Christie ganha, ao contrário do que se imagina, uma penetração maior ainda no eleitorado de centro, aquele que realmente define uma eleição.

Dizem que ele pode sofrer rejeição em Iowa, primeiro território do debate eleitoral. Duvido. Romney, considerado um moderado, não venceu ali por muito pouco. Além disso, a base conservadora, com Cruz e Rick Santorum, deve se dividir. Marco Rubio pode se juntar aos pré-candidatos, assim como o libertário Rand Paul, o que deixa Christie como o único moderado na disputa. Ele pode se beneficiar disso.

Na verdade, o que seus oponentes enxergam como uma fraqueza, pode ser o grande trunfo de Christie. Ele sabe disso. O DREAM act é apenas mais um passo nessa trajetória.

Nenhum comentário: