sexta-feira, agosto 17, 2007

Eleições antecipadas na Grécia

Mais um país europeu convocará eleições antecipadas. Depois da certeza da breve convocatória de eleições parlamentares na Polônia, agora é a vez da Grécia. As eleições que deveriam ocorrer em março de 2008, serão provavelmente por meados de setembro deste ano.

A antecipação das eleições legislativas é uma prática comum no Parlamentarismo, onde o partido com maioria no Parlamento tem o direito de formar governo, realizando a indicação do Primeiro Ministro. O mecanismo que serve muitas vezes para a população externar um voto de confiança no governo (como ocorreu recentemente com o partido AK na Turquia) ou desacreditá-lo por completo, pode ser manipulado no sentido de favorecer um novo termo a um governo que acredita na possibilidade de perder apoios no futuro. Mesmo assim, tem se mostrado um mecanismo efetivo, pois evita que governos podres se arrastem de forma desacredita por anos até o fim do seu mandato.

As reformas propostas pelo PM conservador Costas Karamanlis e a feroz oposição do Partido Socialista levarão a Grécia a antecipar as eleições. Com a solitação de antecipação em mãos, o Presidente grego, Karolos Papoulias, deve dissolver o Parlamento e convocar as eleições legislativas.

Nenhum comentário: