sábado, agosto 04, 2007

Pela liberdade dos atletas cubanos

A Polícia Federal brasileira prendeu e agora nosso país pretende deportar para a ilha cárcere de Fidel Castro os atletas cubanos que fugiram de sua delegação durante o PAN. Eles buscavam a liberdade que não possuem em Cuba: liberdade de expressão, liberdade religiosa, liberdade de associação, liberdade econômica, entre inúmeras outras negadas pela brutal ditadura cubana.

Nosso país tem obrigação moral de conceder asilo aos dois atletlas. Enviá-los para Cuba, um regime ditatorial e cruel, que mantém jornalistas presos e pessoas torturadas simplesmente por não serem socialistas é um CRIME.

O asilo neste caso é um ato humanitário, já que é de domínio público as constantes VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS PELA DITADURA CUBANA.

Durante o tempo que vivi em Madrid, conheci o poeta Raul Rivero, encarcerado pelo regime de exceção socialistas dos irmãos Castro. Felizmente Rivero vive livre na Espanha atualmente, entretanto é assustador saber dos detalhes de uma imunda e hostil prisão política cubana.

Todos que defendem a liberdade devem buscar uma forma de pressionar o governo brasileiro e evitar esta barbárie, que será a deportação dos atletas. Eles perecerão torturados em Cuba, não tenham dúvida.

Onde está o senador Eduardo Suplicy, defensor do asilo humanitário para terroristas? Está na hora de mostrar que o senhor não é sectário e lutar pela vida destes atletas.

Os nomes dos atletas que podemos salvar são: Erislandy Lara, de 24 anos, e Guillermo Rigondeaux, de 25.

Quando a imprensa brasileira tratará do assunto da maneira devida? Acreditar na versão de que os atletas estão sem documentos e querem voltar para Cuba é muita ingenuidade.

Nenhum comentário: