segunda-feira, agosto 13, 2007

Muro de Berlim e a Stasi

O muro de Berlim foi construído pelos comunistas com o objetivo de manter os cidadãos da antiga República Democrática da Alemanha (que de democrática não tinha coisa alguma) presos em seu território. A construção do muro, em 13 de agosto de 1961, completa hoje 46 anos.

Antes da construção do muro, entre 1949 e 1961, mais de dois milhões e meio de pessoas abandonaram o socialismo vergonhoso da Alemanha Oriental. Assim se decidiu que algo deveria ser feito para conter a saída de pessoas do mundo comunista.

Mas felizmente o muro construído pelo governo esquerdista alemão não conseguiu segurar muitos daqueles que buscavam a liberdade do lado capitalista. O muro de 120km não conseguiu segurar 5 mil pessoas que simplesmente fugiram da ditadura socialista que dominava o leste da Alemanha.

Impedir que as pessoas fugissem dos horrores dos regimes ditatoriais de esquerda não era fácil, assim o muro foi concebido com valas de cerca metálica, cabos e alarmes, trincheras para evitar a passagem de veículos, outros diversas cercas e mais de 300 torres de vigilância e 30 bunkers.

O muro da vergonha foi derrubado em 9 de novembro de 1989, quando os regimes ditatoriais socialistas caíram, economicamente falidos e socialmente podres, no leste da Europa.

Exatamente hoje a imprensa alemã divulga um informe secreto da Stasi, a polícia secreta socialista. O teor do documento, sempre negados pelos governos de esquerda, fornecia autorização para a polícia atirar para matar qualquer "inimigo do regime" que tentasse fugir para o lado capitalista e livre. A autorização valia para o assassinato de mulheres e inclusive crianças. A preocupação era também com os guardas de fronteira, que por estar em posição estratégica, também tentavam fugir para o lado capitalista. O documento que me refiro está na foto ao lado e foi descoberto nos arquivos da Stasi em Magdeburgo e data de 1 de outubro de 1973.

O número de pessoas executadas que tentavam fugir do socialismo alemão passa de 1.200.

As cicatrizes ainda são muito fortes no Leste. Hoje, vivendo em uma região que fica praticamente no Leste Europeu, na fronteira com cinco países que viveram os horrores do comunismo, percebo as profundas marcas que o regime deixou nesses povos.

E depois ainda me peguntam porque não gosto da esquerda. Pessoas que se postaram e justificam esses atos criminosos e ainda justificam, como ocorre em Cuba, merecem meu total desprezo, nojo e repulsa. A esquerda é podre e hipócrita. Sempre foi. A história está aí para provar. Só não enxerga quem não quer.

Felizmente hoje a Alemanha é livre e o muro faz parte da história. Mas como dizia Hayek, devemos aprender com o passado e evitar um futuro indesejável e perigoso.

Nenhum comentário: