terça-feira, setembro 04, 2007

Al Quaeda preparava atentado na Dinamarca

É a terceira vez nos últimos dois anos que a Dinamarca frustra um atentado.

Onze zonas de Copenhague foram vasculhadas pelo serviço de inteligência dinamarquês (PET) na noite passada. Foi dada atenção especial para os bairros de Ishoej e Nordvest, de grande concentração de imigrantes islâmicos. Foram detidos nacionais da Turquia, Afeganistão, Paquistão e Somália. Preparavam um atentado terrorista.

Os detidos estavam sendo acompanhados há meses pelo PET. Mas vejam só que curioso. Todos estavam legalmente no país, além de seis possuírem a nacionalidade dinamarquesa. Lembro que a Dinamarca é um dos países europeus com leis mais restritas em relação a imigração e concessão de nacionalidade.

Ainda foi divulgado que os presos teriam conexões com altos membros da Al Quaeda, ou seja, seriam um braço da organização terrorista. Esta informação é curiosa, uma vez que a Al Quaeda, como organização patrocinadora de atentados, está seriamente afetada. Atentados geralmente são conduzidos por células independentes que não guardam relação direta com a Al Queada, ou seja, são simpatizantes que apenas usam seus métodos. Portanto, se a célula da Dinamarca for realmente um braço oficial operativo da Al Quaeda, será uma triste surpresa.

Vale lembrar que ocorreram exatamente na Dinamarca as publicações das charges envolvendo figuras islâmicas em 2005. A presença de cidadãos dinamarqueses, assim como os britânicos envolvidos nos atentados de Londres, é o que mais preocupa. A "Euroabia" já emite seus primeiros sinais.

Nenhum comentário: