segunda-feira, setembro 03, 2007

PS francês completamente perdido

As férias terminaram oficialmente na Europa. Em setembro, tudo volta a funcionar por aqui, menos o PS francês. O encontro de verão do Partido Socialista em La Rochelle terminou e o diagnóstico do primeiro-secretário (e ex marido da bela Ségolène) François Hollande é definitivo: "Não encontramos uma maneira de respeonder ao discurso emocional de Sarkozy". Chega a ser cômico.

O PS está em profunda crise, assim como a liderança de Hollande. Ele é questionado pela bela Ségolène, além de uma ala jovem do partido, que clama por renovação. Muitos desejam até trocar o nome do partido, algo rejeitado por Hollande, que pretende se candidatar a Presidente em 2012. Se continuar assim, perde. Feio.

O PS precisa de uma refundação, de unidade, ou seja, deixar de lado os projetos pessoais e se fortalecer como partido. Mas parece difícil, somente na ala mais jovem do partido, ou seja, pessoas com cerca de 40 anos, já existem três candidatos, Manuel Valls, Vincent Peillon e Arnaud Montebourg, além da musa socialista, ex-mulher de Hollande.

O PS vai de mal a pior. Não sabe fazer oposição e seus grandes líderes preferiram trabalhar com Sarkozy. O período em La Rochelle serviu apenas para mostrar um partido fraco e fragmentado, sem forças para lutar. Vejam a expressão de "bobão" Hollande..realmente não dá para acreditar como a bela Ségolène passou tantos anos ao lado desse sujeito.

Nenhum comentário: