quarta-feira, setembro 26, 2007

Merkel recebe Dalai Lama em Berlim

O fato foi no domingo e merece atenção. Coincidentemente e felizmente estava em Berlim neste dia histórico. A Chanceler Angela Merkel recebeu o Dalai Lama na bela capital alemã, mesmo debaixo da severa crítica do governo vermelho chinês. Merece aplausos pelo ato de bravura, coragem e humanidade. Assim são os grandes líderes, pessoas com postura moral elevada que não mudam de acordo com as circuntâncias políticas.

Foi a primeira vez que Sua Santidade o Dalai Lama foi recebido pela chancelaria alemã, apesar de assessores terem desaconselhado a Chanceler a encontrá-lo, por motivos polítcos. Apesar de o encontro ter sido classificado apenas de privado, Angela Merkel mandou um recado aos chineses, aqueles mesmos que foram descobertos recentemente espionando os computadores do governo alemão.

O Dalai Lama luta por mais autonomia para o Tibete, invadido, saqueado e arrasado pelos chineses esquerdistas de Mao Tse Tung desde 1959. Sua Santidade disse que não busca mais a independência e que os protestos da China demonstram a arrogância do poder, testando até onde podem ir.

O mais importante, além do belo e grandioso gesto de Merkel, foi ouvir as sábias palavras do Dalai Lama, que aplaudiu a Chanceler dizendo que sentia-se feliz ao lado de alguém que luta pelos Direitos Humanos e pela liberdade religiosa.

O terror imposto pela China comunista ao Tibete é um dos maiores crimes já cometidos na humanidade. Monastérios destruídos, monjes e monjas torturados, estupros, limpeza étnica e o desaparecimento de uma cultura inteira de um território. A causa tibetana é justa e merece todos os apoios possíveis. Nunca me cansarei de apoiar o Dalai Lama e todos os movimentos em prol da liberdade do Tibete.

Por isso, Merkel merece aplausos. Ela conheceu os horrores do socialismo na Alemanha Orienta e sabe a importância de seu atol. Seu gesto foi grandioso. Está de parabéns.

Nenhum comentário: