terça-feira, setembro 18, 2007

European Resource Bank Meeting em Bucareste, Romênia

Durante os últimos dias acompanhei o European Resource Bank Meeting em Bucareste, organizado pelo meu bom amigo Pierro Garello, Diretor do IES em Aix-en-Provence na França. A Romênia, terra de um povo cordial e bem-humorado, já é interessante por si mesma. Palco de uma verdadeira Revolução, como eles mesmos gostam de chamar, em 1989, que derrubou o comunismo.

Apesar de já ter escutado isso de amigos romenos que vivem aqui em Viena, pude ver claramente que aqueles que ainda vivem por lá tem orgulho de ter acabado com o regime de terror de Nicolae Ceauşescu. O Memorial do Renascimento, na foto ao lado, localizado no coração da bela e judiada Bucareste, mostra isso de forma clara.

Logo, não havia melhor lugar para receber os representates dos maiores Think Tanks europeus que defendem e trabalham pelo livre mercado. Estive representando o Instituto Hayek, de Viena.

O mais interessante é enxergar o esforço, dedicação e trabalho de muitos jovens em Think Tanks espalhados pelos antigos países comunistas. Havia, por exemplo, representantes da Estônia, que encontrou nas políticas de livre mercado o caminho para ser a nação mais desenvolvida e próspera do antigo Leste comunista. Mas também havia representantes de países que ainda lutam por diminuir o tamanho do Estado e sua interferência na economia, como Eslováquia, Bulgária, Polônia, Hungria, Lituânia, entre outros, além da própria Romênia, que nos recebeu muito bem.

Parece curioso, mas existem países que apesar de parecer prósperos, enfrentam uma luta brutal contra a interferência do Estado, que atua mediante pesados impostos, como a Noruega. Conversei longamente com o Deputado e Secretário Internacional do Partido Progressita (Fremskrittspartiet), Kristian Norhein, que mostrou diversos dados comprovando o peso do Estado norueguês.

Conversando com Yevgeny Volk, Diretor do escritório da Heritage Foundation em Moscou, tive a certeza que nossas análises neste Blog estão certas. Putin pode estar preparando alguma manobra séria para manter o poder.

É sempre bom conversar com pessoas que defendem a liberdade, especialmente com aqueles que mais prezam por ela, aqueles que já viveram os horrores de regimes de esquerda. Nada como viver o sob o regime socialista para passar desprezá-lo.

Nenhum comentário: