quinta-feira, setembro 13, 2007

Dama de Ferro é recebida em Downing Street por Gordon Brown

Lá estava ela uma vez mais, imponente frente ao número 10 de Downing Street. A baronesa Thatcher sempre exerceu fascínio naqueles que admiram a liberdade econômica e seus benefícios para a democracia. Comigo não foi diferente, sempre fui seu fã.

Desta vez ela foi recebida para um chá pelo atual PM Gordon Brown e sua esposa Sarah. A foto mandou recados para a Câmara dos Comuns.

Brown, que no passado foi um ferrenho crítico de lady Thatcher, disse recentemente que admirava a convicção política da Dama de Ferro, similar a sua. Segudo ele, Thatcher entendeu que o Reino Unido precisava de mudanças. Ganhou pontos na arena política.

A aproximação entre Brown e Thatcher ocorre na mesma semana que o líder atual dos Tories, cargo já ocupado no passado por ela, David Cameron, lançou um paper, por meio de seu grupo de estudos de políticas ambientais, chamado "Quality of Life". A visita de Lady Thatcher a Brown ofusca a iniciativa de Cameron.

Ocorre que o atual líder dos Tories não é da ala mais conservadora e liberal econômica do partido, como Thatcher. Muitos estão insatisfeitos com seu excesso de intervencionismo e alguns argumentos a favor de maiores impostos e regulações - tudo contra o que Thatcher mais lutou em seus anos de Downing Street. Além de tudo, pessoalmente acredito que a excessiva lorota ambientalista de Cameron já passou do razoável.

A visita de Thatcher serviu para Brown, reforçando sua imagem de líder - se saindo melhor do que pessoalmente esperava, além de ser um frontal aviso para Cameron. A Dama de Ferro sempre foi muito seletiva em seus apoios e visitas. Ela mandou um recado, em nome de uma parcela importante do partido. Cameron deve abrir o olho, reencontrar-se e voltar a ser um verdadeiro líder conservador na oposição, dentro da real agenda dos Tories.

Tudo indica que Cameron deseja, mas não refundará o partido. Talvez sua capacidade política esteja muito aquém daquela apresentada por Tony Blair frente ao partido Trabalhaista na década de 90.

Nenhum comentário: