sexta-feira, setembro 07, 2007

Reino Unido intercepta oito bombardeiros Tupolev-95 Bear russos

Vladimir Putin continua aprontando das suas. Desta vez oito bombardeiros russos Tupolev-95 Bear foram interceptados pela RAF britânica no momento que entravam em formação e condições para penetrar no espaço aéreo do Reino Unido.

Os aviões Tupolev-95 Bear não são pequenos, como mostra a foto e são considerados bombardeiros nucleares. Os russos, que vinham sendo seguidos por quatro F-16 da Noruega, foram interceptados por outros 4 jatos Tornado F3 da RAF britânica, quando estavam a poucos instantes de cruzar o espaço aéreo do Reino Unido. Assim que os russos avistaram os britânicos, resolveram voltar. O Kremlin explicou o fato como sendo um "exercício de rotina". Tá bem. Cruzar o norte da Europa pelo Mar de Barents, assustar a Noruega e voar em formação em direção ao Reino Unido não é rotina.

Os vôos russos tem se tornado cada vez mais frequentes perto das fronteiras de outros países. Este é o estilo Putin de mostrar as garras e fazer graça. O problema é alguém um dia levá-lo a sério nessas brincadeiras.

Os russos gostam de aprontar essas coisas, mas é a primeira vez que a brincadeira foi realizada com oito pesados bombardeiros com capacidade nuclear.

Putin manda recados. Enquanto isso, assinava na Indonésia um contrato de 1 bilhão de dólares para venda de helicópteros, caças e submarinos, logicamente, com um financiamento camarada de Moscou. E o povo se diverte com essas coisas. A popularidade e Putin sobe e a eleição de um camarada "siloviki" nas próximas eleições presidenciais está praticamente garantida.

Nenhum comentário: