sexta-feira, setembro 14, 2007

"Nyet faktov, tolko versii"

Mais um amigo de São Petesburgo. Putin, e os russos em geral, tendem a cercar-se de amigos de sua cidade natal e no caso do Presidente ajuda se for um membro do serviço de inteligência. O novo Primeiro-Ministro de funções vazias é, vejam só, de São Petesburgo (mas nada indica seja da FSB), um burocrata de 65 anos, diretor do serviço federal de monitoramento financeiro chamado Viktor Zubkov. O novo PM já foi confirmado pelo Congresso.

Isto acontece três meses antes das eleições para Duma e seis antes das eleições presidenciais. Quando todos acreditavam que Putin poderia sinalizar o nome de seu sucessor, nomeando Sergei Ivanov ou Dmitry Medvedev, o Presidente nomeia um burocrata sem peso político que teve destacada atuação no período obscuro do comunismo soviético.

O que deseja Putin é uma incógnita, mas podemos imaginar. Pode ser a preparação de uma transição tranqüila, mas também é possível que seja uma demonstração de força frente aos "siloviki", mas isto é menos provável. Vejamos os fatos, Putin está passando uns dias no Mar Negro e seus colegas próximos, tidos como fortes candidatos, Ivanov e Madvenev, parecem mais do que tranqüilos em Moscou.

Com aprovação de 80% e um partido que deve eleger 300 deputados, de um total de 450, para Duma em dezembro, Putin parece tranqüilo e algo no ar sugere que manobra uma forma de reter poder mesmo fora da Presidência. Os primeiros passos já foram dados, mas como sugere o título desta postagem, "Não existem fatos, apenas teorias..".

Nenhum comentário: