segunda-feira, março 01, 2010

Dilma no jogo

Como havia dito aqui, Dilma aproveitou bem seu momento de exposição para crescer nas pesquisas. A presença nas revistas semanais, bem como o Congresso do PT, trouxeram a candidata para a mídia, algo extremamente precioso para alguém que deseja se fazer conhecido.

Se alguém ainda tinha alguma dúvida de que Dilma tenha entrado no jogo para vencer, o resultado do Datafolha deixa isso claro. Dilma está no jogo para vencer e a estrutura do seu partido, bem como o Presidente da República, trabalharão incansavelmente na busca pela vitória.

O fato político da pesquisa não é a subida da candidata, tampouco a queda de Serra. Estas são questões que nós analistas esperávamos, em especial face a exposição da ministra, as chuvas em São Paulo e a indefinição no ninho tucano, que gera um vácuo que é preenchido por Dilma. O fato importante foi a demonstração de que Dilma talvez não precise de Ciro na disputa para gerar um segundo turno. Isto afeta decisivamente a candidatura do PSB, praticamente invibializando seu nome na corrida presidencial.

Neste caso, a campanha surge com tons plebiscitários, como desejava Lula. O embate entre petistas e tucanos pode gerar dois cenários, o voto útil ou o crescimento de Marina na margem de uma terceira-via, algo improvável, mas com necessidade de avaliação em pesquisas de consumo interno.

Os tucanos, se desejam voltar ao Planalto, precisam ocupar o noticiário. O vácuo político, bem aproveitado pelo PT, levará a candidata ao patamar dos 30% antes do PSDB lançar seu postulante. O PT já entrou com seus 30% na briga.

Um comentário:

Márcio Bauer disse...

A incompetência do PSDB nos momentos decisivos é tão grande que chega muito perto de ser suspeita. É difícil acreditar que um partido tão grande e experiente, sempre se complique na hora da eleição e, pior ainda, que ele mesmo crie seus problemas.