quarta-feira, março 17, 2010

Serra na frente, aponta Ibope

Parece incrível, mas discordo da maioria das análises políticas sobre a situação de Serra na corrida presidencial.

O Governador de S. Paulo manteve-se estável na pesquisa Ibope. Comentei neste espaço, que no cenário com Ciro Gomes, há um ano, Serra cravava 35%. Hoje, alcança os mesmos 35% no Ibope (no Datafolha 32%). O fato é que com Ciro na disputa, Serra não oscilou, sem campanha, durante um ano.

No cenário sem Ciro, Serra alcançou 38% (no Datafolha, os mesmos 38%). Há um ano, neste cenário, o Governador paulista alcançou 47%.

De um lado Dilma cresceu, mas não chegou, como era esperado dentro do PT. Serra, de outro, mesmo sem campanha alguma, mostra uma incrível estabilidade dentro dos 35-38 pontos.

Se as notícias são boas para Dilma, que chegou nos 30%, as notícias são boas também para Serra. Sem envolvimento e campanha, mantém uma base forte de saída, o que com a campanha na rua, deve ainda ver crescer seus números.

Talvez a preservação a que Serra se submeteu, ao contrário da opinião geral, seja o ponto estratégico mais importante de sua pré-campanha. Sua exposição prematura o tornaria alvo preferencial de Dilma, no contraponto. Ao seu eleitorado, que vemos ser fiel, mandou a mensagem que importa. Resta conquistar o segundo terço do eleitorado. Mas isto é tarefa de campanha.

Nenhum comentário: