quinta-feira, março 25, 2010

Chávez endurece regime

A Venezuela, a cada dia que passa, se parece mais com uma ditadura. Os pequenos espaços onde ainda seria possível fazer oposição a Hugo Chávez vão, pouco a pouco, desaparecendo. Esta quinta-feira foi mais uma prova do endurecimento do regime de cerceamento de liberdades.

A vítima, uma vez mais e como é recorrente em todos os tiranetes de plantão ao redor do mundo, foi a imprensa. O presidente do canal de TV opositor "Globovisión", Guillermo Zuloaga, foi detido hoje por simplesmente ter criticado Hugo Chávez. Após sua detenção, a campanha de desinformação já estava ativa, dando conta de que Zuloaga teria incorrido em "vários delitos por ofensa" e por "divulgação de informação falsa". Acusações típicas de regimes autoritários.

Inúmeras organizações e entidades internacionais, além de governos estrangeiros mostraram preocupação com o endurecimento do regime e encarceramento de jornalistas, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), a SIP, a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR ), a Human Rights Watch (HRW) e o Governo do Canadá.

Depois de intimidado, Zuloaga foi liberado no final do dia, mas não pode mais deixar a Venezuela. Outra recente vítima do governo autoritário foi o ex-governador do Estado de Zulia, Álvarez Paz, preso depois de acusar o governo de colaborar com o narcotráfico em um programa do canal Globovisión de Zuloaga.

Como todo governo autoritário, Chávez fecha o cerco cada vez mais contra qualquer um que ouse criticar seus atos. Lamentável.

Nenhum comentário: